Todo mundo junto agora

POR CECILIA GIANNETTI

A VEVO, a “Plataforma #1 de Música da Web” acaba de se afastar do Youtube, onde até então maior parte de seu conteúdo é visto, aproximando-se mais do velho modelo de MTV que a galera acima de 30 conheceu e amava. A VEVO TV surge agora mais próxima do broadcasting do que do modelo Youtube, transformada em canal difusor de tudo relacionado à música, 24h/7.

O pulo do gato: “Just like TV!” = “Exatamente como a televisão!”

Mas o que eles querem dizer com isto?

É uma coisa meio “De Volta para o Futuro”. A VEVO detectou que é legal ser como a televisão, esse meio “ultrapassado”. De acordo com o seu comunicado à imprensa, “(…) este canal é algo que você pode sintonizar facilmente dia e noite e ver o que está passando, ao mesmo tempo que qualquer outra pessoa. Exatamente como a televisão! Porque a televisão nos dá a experiência de assistir junto a milhares de outras pessoas o mesmo programa.”

O slogan e a mentalidade “Just like TV!” são, portanto, a tradução de uma aposta (ou descoberta) da VEVO:

Com as infinitas possibilidades de assistirmos a qualquer tipo de programação a qualquer momento que escolhermos, a VEVO notou um nicho de mercado – um público carente da sensação de experiência comunitária que tínhamos, por exemplo, ao pegar de repente um clipe do My Bloody Valentine passando na MTV tarde da noite, sabendo que nossos amigos e outros fãs da banda também estavam vendo o mesmo programa, provavelmente também pulando no sofá.

Noutra nota, vale lembrar que a VEVO desconhece o recente fenômeno brasileiro de comunhão televisiva da novela “Avenida Brasil”.

Mas tal carência não deixa de existir, sabemos bem, nem na terra dos maiores noveleiros do planeta, pros fãs de música e videoclipes dos primórdios da MTV – aí persiste a ideia do nicho identificado pela VEVO. E sua programação inclui sucessos (tanto indies quanto estouradaços) do momento, em plataformas super modernas, o que atrairá também os mais jovens.

O novo canal terá clipes, shows ao vivo e entrevistas com artistas, combinando música nova com antigos clássicos. A VEVO garante ainda: sua programação não será determinada por algoritmos que representam o que “o público quer ver”, tudo vai ser selecionado por “gente de verdade”, que gosta de música como seus espectadores.

E não ficará restrita à sala da sua casa. Você poderá, é claro, assistir confortavelmente em sua TV via Xbox 360 ao catálogo completo da programação da VEVO, com mais de 45.000 vídeos de mais de 11.000 artistas. E tem a opção de levar com você aonde for a VEVO TV em seu iPhone, Android ou Roku.

A nova experiência VEVO TV está disponível por enquanto apenas nos Estados Unidos e Canadá. Amanhã falo aqui porque os fãs de música brasileiros devem ficar alegrinhos com a chegada, “em breve”, como diz a empresa, da VEVO TV no país.

Posso adiantar que tem algo a ver com isto aqui:

E isto aqui: