COTIDIANO

A partir desta terça-feira, minha coluna passa a ser publicada no Cotidiano, da Folha de S. Paulo. Meus agradecimentos aos reis de Kingston Rafa Spoladore e Fred Leal; a Sereia e Fabs, HelenaN e Márvio por me darem aquela força com web, abrigo e/ou coração enquanto estou cigana. E ao Reinaldo Azevedo, pelos comentários finos.

Leia aqui trecho de Fuga para São Pulo

CECILIA GIANNETTI

DESTA VEZ PEGUEI a estrada. Imagina se caía de novo na conversa do “tudo sob controle nos aeroportos”? Eu, hein… tédio, pão de queijo e cafezinho superfaturados nas salas de longa espera, filas estáticas para o check-in -nem pensar. Esse estresse eu não queria, não neste verão. Não nas minhas primeiras semiférias em pouco mais de dez anos de serviços prestados a… bom, aos mais variados ramos de serviços que se possam prestar lendo, escrevendo e sapateando.

Lamúrias em excesso numa frase comprida demais, tô ligada, mas precisava desovar tanta palavra que guardei nas seis ou sete horas de viagem de carro. No trajeto fiquei até tranqüilona, olhando vacas e fazendas, mascando (biscoitos) e emudecendo feito elas (sonho de gente tensa da cidade é ser quieto feito vaca ou fazenda). Depois disso, passaram por nós cidades minúsculas e um tanto esquecidas. Que sumiram conforme vieram na paisagem, até que a tripulação de nosso carro encontrasse São Paulo de uma vez por todas. Muito prazer, Cotidiano: segundo meus amigos do Rio, sou a primeira carioca a optar por férias em São Paulo (…)